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SEMINÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado: Sábado, 03 de Mai de 2025, 15h15 | Última atualização em Sábado, 03 de Mai de 2025, 17h16 | Acessos: 39

Sigla: D05

Área de Concentração: Educação Física Escolar

Créditos: 4

Carga horária: 60h

Tipo: Eletiva  

Ementa:

  • Propicia o planejamento, implementação e avaliação de estratégias para o enfrentamento das dificuldades surgidas nas aulas de Educação Física na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Aborda o conjunto de objetivos, conteúdos e critérios de avaliação dos projetos curriculares do componente na Educação Básica. Estuda as diferentes práticas da cultura corporal como conteúdo da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como os procedimentos metodológicos mais adequados para trabalhar com crianças de zero a dez anos.

Referências:

  1. ALBUQUERQUE, S. S.; FELIPE, J.; CORSO, L. V. Para pensar a docência na educação infantil. Porto Alegre: Evangraf, 2019. 304p. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/189727/001090381.pdf?sequence=1. Acesso em: 3 jun. 2022.
  2. BACELAR, V. L. E. Ludicidade e educação infantil. Salvador: EDUFBA, 2009.
  3. BETTI, M. Fundamentos e princípios pedagógicos da Educação Física: uma perspectiva sócio-cultural. Pedagogia Cidadã. Cadernos de Formação. Educação Física. São Paulo: Unesp, 2004.
  4. BOSSLE, F.; ATHAYDE, P.; LARA, L. Educação Física escolar. Natal: EDUFRN, 2020.
  5. CARVALHO, R. S.; GUIZZO, B. S. Políticas de Educação Infantil: conquistas, embates e desafios na construção de uma Pedagogia da Infância. Revista educação pública (Cuiabá), Cuiabá, v. 27, n. 66, p. 771-791, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/184788. Acesso em: 3 jun. 2022.
  6. FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.
  7. GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. Compreendendo o desenvolvimento motor. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005.
  8. KUNZ, E. Educação Física: ensino e mudanças. 4. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2012.
  9. MARTINS, L. M; ABRANTES, A. A; DIAS FACCI, M. G. (org.). Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento Psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2020.
  10. NEIRA, M. G. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.
  11. OLIVEIRA, Z. M. R. Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. São Paulo: Fundação Santillana, 2018.
  12. RANGEL. I. C. A. Educação física na infância. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
  13. RICHTER A. C.; VAZ, A. F. Educação Física, educação do corpo e pequena infância: interfaces e contradições na rotina de uma creche. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 53-70, janeiro/março de 2010. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.7565. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/movimento/article/view/7565. Acesso em: 30 jan. 2023.
  14. SOARES, C. L et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
  15. TIZUKO M. K. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS, 1., 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte, 2010.
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